26 março 2014

ABSENTEÍSMO

O ABSENTEÍSMO DE PACIENTES

                                                                                                  ISAC JORGE FILHO

     É queixa comum por parte de chefias de empresas privadas ou de repartições públicas a ausência de funcionários em horários de trabalho por diferentes razões, inclusive consultas ou tratamentos médicos e odontológicos. Por outro lado torna-se cada vez mais freqüente um outro tipo de absenteísmo: o do paciente que marca consulta ou tratamento e, sem dar menor satisfação, simplesmente não aparece.

     Trata-se de desrespeito que quebra, já de início, uma futura relação médico-paciente, importante pilar para bons resultados nos tratamentos. No Cremesp temos recebido um número cada vez maior de queixas desse tipo. Não há o que possamos fazer: o Cremesp é uma Autarquia Federal voltada para a fiscalização dos médicos e não dos pacientes. No entanto, alguns colegas tem colocado em suas denúncias a seguinte pergunta: “Quando um paciente que não conheço já falta à primeira consulta sem justificativas tenho direito de orientar a secretaria do consultório para não atender nova solicitação de consulta?”. A resposta não é fácil, mas esse direito está bem claro no Código de Ética Médica em vigor, que diz, no inciso VII do Capítulo I (Princípio Fundamentais): “O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.
        Penso que algo está muito errado na relação entre profissionais de saúde e setores da população quando se chega ao ponto de pensar em não atender um paciente, mesmo preenchidas as condições citadas acima (não é urgência nem emergência, existem outros médicos e o não atendimento naquela ocasião não trará danos à saúde), mas não há como não levar em conta a revolta do profissional ao perder horários de atendimento por falta de respeito de alguns pacientes. É um fenômeno que merece amplo estudo especializado. Realmente não é fácil aceitar que uma pessoa não entenda que, ao marcar uma consulta, está assumindo um compromisso com o médico ou dentista e ocupando um horário que poderia ser utilizado por outro. Faltar a esse compromisso sem justificativas é ato de desconsideração e desrespeito. Uma boa relação médico-paciente não se inicia assim e talvez seja bom, para as duas partes, nem começar. 
      É claro que existem situações excepcionais que justificam a ausência do paciente, mas, na grande maioria das vezes, um simples telefonema, transferindo ou cancelando a consulta, evitaria o problema e demonstraria o respeito mútuo que deve prevalecer em uma boa relação entre pessoas. 


3 comentários:

Isac Jorge Filho disse...

Caro Isac. E ai com está. Quanto ao absenteísmo, em 1984 a 88 quando fui presidente da Cas do Médico de Marilia, fiz com que todos os convênios que tinham na época ( não tinha Unimed) se o paciente faltasse e não avisasse com 06 h de antecedência, o médico enviava a guia e era pago. Outra coisa foi que também só se aceitava a tabela da AMB, fórum judicial em Marilia e credenciamento universal.Depois quando saímos as coisas foram mudando e ficou esse desrespeito total. Minha secretária todos os dias pela manhã confirma as consultas marcadas e frequentemente os pacientes faltam. Já cansei de falar que nossos consultórios tem um custo hora/dia 30 dias/mês, o ano inteiro. Já tivemos colegas questionados por demorarem no atendimento. Infelizmente os direitos estão somente para um lado. O argumento que usei na época era de que estava dando um desconto em relação as consultas particulares, arcava com todos os deveres de funcionários, impostos, manutenção, etc. Foram feitas reuniões com Cabesp, Cesp, Funcef,BB.enfim todas que haviam na época e feita ata de cada reunião. Foi uma luta, abraços. Alfredo

Alfredo Dell`Aringa disse...

Caro Isac. E ai com está. Quanto ao absenteísmo, em 1984 a 88 quando fui presidente da Casa do Médico de Marilia, fiz com que para todos os convênios que existiam na época ( não tinha Unimed), se o paciente faltasse e não avisasse com 06 h de antecedência, o médico enviava a guia e era pago. Outra coisa foi que também só se aceitava a tabela da AMB, fórum judicial em Marilia e credenciamento universal.Depois quando saímos as coisas foram mudando e ficou esse desrespeito total. Minha secretária todos os dias pela manhã confirma as consultas marcadas e frequentemente os pacientes faltam. Já cansei de falar que nossos consultórios tem um custo hora/dia 30 dias/mês, o ano inteiro. Já tivemos colegas questionados por demorarem no atendimento. Infelizmente os direitos estão somente para um lado. O argumento que usei na época era de que estava dando um desconto em relação as consultas particulares, arcava com todos os deveres de funcionários, impostos, manutenção, etc. Foram feitas reuniões com Cabesp, Cesp, Funcef,BB, enfim todas que haviam na época e feita ata de cada reunião. Foi uma luta, abraços. Alfredo Dell`Aringa - Marilia -dellotor@gmail.com

software hospitalar disse...

Temos realizado um trabalho em alguns hospitais com envio e retorno de SMS para os pacientes, em alguns hospitais reduzimos em mais de 30% as faltas.