Dr. CLODOALDO: UM EXEMPLO DE VIDA
Com pouco tempo de atividades médicas profissionais eu estava na sala dos médicos da Santa Casa onde recebi um bilhete que dizia: "Caro Isac. Passando pelo corretor observei o abraço amigo que você dava na paciente Carmen, portadora de carcinoma avançado, sem possibilidades de cura. Quero lhe dizer de minha admiração pelo seu gesto e a observação, como médico mais velho que você, que esta é a verdadeira Medicina. Um grande abraço. Clodoaldo".
Já conhecia e admirava o dr. Clodoaldo Franklin de Almeida pelos suas qualidades de excelente cirurgião e notável pessoa. Fiquei ainda mais impressionado com sua lição, da qual ele dava exemplos, de que a Medicina se faz com o cérebro, as mãos, mas, principalmente com o coração.
Dr. Clodoaldo era a esperança e o caminho de seus pacientes, tivessem ou não condições de pagar. Em seu consultório, na Vila Tibério, exercia Medicina honesta, ética e eficiente. Nunca tomou condutas médicas fora do seu campo de conhecimento, encaminhando, nesses casos, o paciente para colegas de área específica. Amigo de todos, leal ao extremo.
Hoje fui ao velório de meu amigo e mestre Clodoaldo. Ele se foi, como iremos todos. Certamente está em um lugar que Deus reserva para os bons e justos.
De seu bondoso coração deve estar enviando para cada um de nós, parentes e amigos, que aqui ficamos, mensagens da consolo, como escreveu Santo Agostinho em sua oração, que abaixo reproduzimos:
“A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.
Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo
no mundo das
criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do
Criador.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.
A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?
Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.”
(Santo Agostinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário