28 janeiro 2018

Dr. CLODOALDO: UM EXEMPLO DE VIDA - Isac Jorge Filho

 Dr. CLODOALDO: UM EXEMPLO DE VIDA 

               Com pouco tempo de atividades médicas profissionais eu estava na sala dos médicos da Santa Casa onde recebi um bilhete que dizia: "Caro Isac. Passando pelo corretor observei o abraço amigo que você dava na paciente Carmen, portadora de carcinoma avançado, sem possibilidades de cura. Quero lhe dizer de minha admiração pelo seu gesto e a observação, como médico mais velho que você, que esta é a verdadeira Medicina. Um grande abraço. Clodoaldo".
               Já conhecia e admirava o dr. Clodoaldo Franklin de Almeida pelos suas qualidades de excelente cirurgião e notável pessoa. Fiquei ainda mais impressionado com sua lição, da qual ele dava exemplos, de que a Medicina se faz com o cérebro, as mãos, mas, principalmente com o coração.
              Dr. Clodoaldo era  a esperança e o caminho de seus pacientes, tivessem ou não condições de pagar. Em seu consultório, na Vila Tibério, exercia Medicina honesta, ética e eficiente. Nunca tomou condutas médicas fora do seu campo de conhecimento, encaminhando, nesses casos,  o paciente para colegas de área específica. Amigo de todos, leal ao extremo. 
               Hoje fui ao velório de meu amigo e mestre Clodoaldo. Ele se foi, como iremos todos. Certamente está em um lugar que Deus reserva para os bons e justos. 
                De seu bondoso coração deve estar enviando para cada um de nós, parentes e amigos, que aqui ficamos, mensagens da consolo, como escreveu Santo Agostinho em sua oração, que abaixo reproduzimos: 

                    “A morte não é nada.
                    Eu somente passei
                    para o outro lado do Caminho.

                    Eu sou eu, vocês são vocês.
                    O que eu era para vocês,
                    eu continuarei sendo.

                    Me dêem o nome
                    que vocês sempre me deram,
                    falem comigo
                    como vocês sempre fizeram.

                    Vocês continuam vivendo
                    no mundo das criaturas,
                    eu estou vivendo
                    no mundo do Criador.

                    Rezem, sorriam, pensem em mim.
                    Rezem por mim.

                    Que meu nome seja pronunciado
                    como sempre foi,
                    sem ênfase de nenhum tipo.
                    Sem nenhum traço de sombra
                    ou tristeza.

                    A vida significa tudo
                    o que ela sempre significou,
                    o fio não foi cortado.
                    Porque eu estaria fora
                    de seus pensamentos,
                    agora que estou apenas fora
                    de suas vistas?

                     Eu não estou longe,
                     apenas estou
                     do outro lado do Caminho...

                     Você que aí ficou, siga em frente,
                     a vida continua, linda e bela
                     como sempre foi.”


                           (Santo Agostinho)

Nenhum comentário: