28 maio 2015

CRUELDADE - O ATENTADO AO HEBDO

CRUELDADE

                                                                                            Sérgio Roxo da Fonseca

O mundo ficou abalado com o atentado cometido em Paris por islamitas contra os redatores do jornal humorístico HEBDO que, dias antes, apresentava em sua capa uma caricatura debochada de Maomé.
Percebe-se um conflito entre a posição dos jornalistas assassinados convertidos em símbolos da liberdade de imprensa de um lado, e de outro lado o suposto direito de resposta de pessoas atingidas em sua fé religiosa. É desnecessário dizer que os jornalistas pagaram o maior preço pela solução do caso, ou seja, a sua própria vida. Dias depois o HEBDO, sem fazer humorismo, pediu tolerância e reflexão.
O HEBDO observou que muito embora o caso tenha tido repercussão universal não é único na história crudelíssima dos homens. O HEBDO pergunta o que estaria acontecendo com os nossos jovens? Os assassinos eram jovens franceses descendentes de árabes ou de outras etnias africanas e asiáticas. Há bem pouco tempo a França explorava colônias em outros países.
A mais extensa batalha ocorrida após a Segunda Guerra ocorreu na cidade vietnamita de Dien Bien Phu quando, após cerca de 40.000 mortos, as tropas franceses saíram do Vietnam, antecipando a intervenção norte-americana. Logo depois a França teve que suportar a guerra de independência da Argélia, de 1954 a 1962, travada entre as forças regulares francesas e a população civil argelina. Todos os atos cometidos pelos “pés negros” contra os franceses eram considerados conduta terrorista. Em 1962, após sofrer atentados cometidos por franceses, o General De Gaulle reconheceu a soberania da Argélia, pondo fim à guerra. Essas intervenções em terras estrangeiras trouxeram grande número de imigrantes para a França, importando culturas diversas e conflitos duríssimos entre as novas gerações.
Muito embora sem as mesas características frequentemente alunos das excelentes escolas dos EUA matam seus professores e colegas, aparentemente, sem causa e sem motivação.
A OTAN, Tratado do Atlântico Norte, está intervindo belicamente na Ásia, que, como é sabido, não é banhada pelo Oceano Atlântico.
Os vários textos agora publicados pelo HEBDO insinuam que há necessidade de reflexão e tolerância. Não existem duas nações beligerantes passíveis de negociarem a paz. Onde estaria a raiz dos conflitos, indagam os jornalistas? Sem certeza matemática, insinuam que o problema é educacional. Há que se entender a questão numa amplitude ainda não conhecida por nossa reflexão e por nossa tolerância. O homem do século XXI vive num ambiente cruel. Por que? Por quem?




 

2 comentários:

Joao Victor Faion disse...

Querido Professor, vejo que uma reflexao desse atentado contra o jornal charlie hebdo e hoje ainda mais recente onde encaixa a tolerancia a uma grupo extremista que a cada dia assume autoria de mais atentados ceifando a vida de inumeras pessoas ? Esta sendo etico a atitude da Franca , EUA e da Russia no combate na Siria ?

Isac Jorge Filho disse...

Evidentemente a atitude dos EUA, Rússia e França nos combates que ocorrem na Síria é tão desprovida de ética e plena de crueldade quento o episódio citado no artigo.
Abraço.

Isac